A pneumonia é uma infecção que ocorre nos pulmões. Geralmente é causada por bactérias, mas também, pode ser provocada por vírus ou fungos.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), é uma das infecções que mais atingem pessoas por ano, principalmente no inverno, apresentando altos índices de mortalidade.
As crianças menores de 5 anos são as mais afetadas pela doença. Por isso, é preciso ter uma atenção maior com os pequenos! No artigo de hoje, você vai conhecer um pouco mais sobre essa doença. Vamos lá?
Tipos de pneumonia
- Viral: é um infecção que se instala nos alvéolos pulmonares causada por um vírus. Costuma atingir mais pessoas com imunidade baixa, como os bebês e as crianças.
- Bacteriana: comum na população. Algumas bactérias encontram-se presentes em nosso nariz, boca, pele, garganta e sistema digestivo. Elas podem se fortalecer e ocasionar a doença, quando o sistema imunológico fica baixo.
- Fungos: bastante rara, porém a mais agressiva. Como o próprio nome diz, é causada por fungos e costuma atingir pacientes com doenças crônicas.
- Química: causada pela inalação de substâncias tóxicas, como fumaça, agrotóxicos etc., que, quando aspiradas, podem ir para os pulmões, causando inflamação nas vias respiratórias.
Principais sintomas
Dentre os principais sintomas da doença, pode-se destacar:
- febre acima dos 38º;
- tosse com catarro;
- falta de apetite;
- respiração mais rápida e curta, com abertura das narinas;
- esforço para respirar com muito movimento das costelas;
- cansaço constante.
Como é feito o tratamento?
O tratamento dura cerca de 2 semanas e pode ser feito em casa, a partir de uma consulta médica, com antibióticos orais. A dosagem varia conforme o peso da criança. Além disso, é recomendável adotar alguns cuidados para melhorar o tratamento, tais como:
- fazer nebulizações de acordo com as indicações do médico;
- manter boa alimentação com bastantes frutas e fontes de vitamina C;
- oferecer leite e água em quantidade suficiente;
- manter o repouso e evitar espaços públicos, como a creche ou a escola;
- evitar correntes de ar durante e após o banho;
- manter a criança bem agasalhada.
A melhora dos sintomas acontece por volta do 3º dia de tratamento e em alguns casos está indicada uma reavaliação para checar a evolução da criança. Vale ressaltar que em casos de agravamento da doença, o paciente é internado.
Fatores de risco
A doença pode estar relacionada a vários fatores. Uma simples gripe pode provocar uma redução da imunidade e resultar em uma pneumonia.
O uso frequente do ar condicionado também pode contribuir para o aparecimento da doença. O aparelho deixa o ar muito seco, o que acaba afetando a hidratação natural da mucosa nasal, favorecendo o contato com germes e bactérias. Assim, quando o nariz não consegue filtrar o ar é possível que o vírus chegue até os pulmões.
Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho como pediatras em Belo Horizonte!