Nossos Valores

A clínica Baloar possui alguns pilares que sustentam a visão e mostram como é a abordagem dos pacientes.

Tratamento multidisciplinar

Contando com uma equipe extremamente completa, buscamos sempre tratar as crianças e adolescentes na sua integralidade.

Atendimento centrado no paciente

O paciente é nossa prioridade. Por isso, contamos com um ambiente que possibilita conforto e eficácia no tratamento de qualquer patologia.

Foco no Crescimento saudável

O pediatra cuida de bebês, crianças e adolescentes até a idade de 18 anos. Uma vez que lidamos com o paciente por muitos anos, focamos em ajudá-lo a se desenvolver de maneira saudável e consistente.

Sobre a especialidade

Você já ouviu falar de Infectologia?

Especialidade focada no tratamento de doenças infecciosas. Atua na investigação de síndromes febris sem causa definida e acompanhamento de pacientes com doenças infecciosas como toxoplasmose, sífilis, SIDA, leishmaniose, tuberculose, zika, esquistossomose, dentre outras. Acompanha, ainda, os pacientes com comprometimento do sistema imune que resulta em risco de infecções oportunistas e vacinação em casos especiais.

Pacientes com doenças que precisam de uso prolongado de antibióticos devem ser orientados em relação ao melhor tratamento e o infectologista é o médico capacitado para realizar esse  acompanhamento.

Principais Atendimentos

Toxoplasmose

Infecção causada por um protozoário através da ingestão de alimentos ou água contaminados. Os pacientes infectados podem apresentar febre e aumento de gânglios (ínguas) pelo corpo. Crianças com alteração da imunidade podem apresentar quadros mais graves e as gestantes podem transmitir a infecção ao bebê, neste caso, pode resultar em lesões oculares e cerebrais, quando a infecção é chamada de Toxoplasmose Congênita. O infectologista é o profissional capacitado para atender essas crianças e indicar o tratamento mais adequado.

Tuberculose

Doença infecciosa que acomete principalmente os pulmões, mas pode causar também casos de meningite ou acometer outras partes do corpo. A criança pode apresentar falta de apetite febre, perda de peso, tosse ou suor aumentado à noite. A suspeita de tuberculose deve ser investigada, pois o diagnóstico precoce e o tratamento adequado são fundamentais para a
recuperação do paciente. O infectologista pediátrico atua no diagnóstico, tratamento e acompanhamento de crianças com a doença.

Febre

Alguns quadros febris podem prolongar mais do que o esperado ou ser causado por doenças infecciosas menos comuns, o que gera grande ansiedade para os pais e familiares. O infectologista pediátrico acompanha quadros de febre sem causa definida e indica o melhor tratamento para cada caso.

Marque já sua consulta!

Diferente da grande maioria das especialidades médicas, que atuam apenas em determinado órgão ou sistema, a infectologia trabalha com uma grande gama de patologias em todo o corpo, necessitando de uma visão global e ampla sobre o paciente. Para isso,  contamos com uma equipe multidisciplinar para atender bebês, crianças ou adolescentes de forma completa.

sobre a profissional

Dra. Janaina Forteslino

Infectologia Pediátrica | CRM 53178

Graduada em medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais em 2010. Possui residências em Pediatria e em Infectologia Pediátrica pelo Hospital Infantil João Paulo II/ FHEMIG. É membro titular da Sociedade Brasileira de Pediatria,  atua como Infectologista e Pediatra nos hospitais Felício Rocho e Maternidade Odete Valadares. Infectologista do Neocenter unidade Felício Rocho.

fale com a gente

Dra. Janaina Forteslino Belo – Pediatria – CRM 53178