Nossos Valores

A clínica Baloar possui alguns pilares que sustentam a visão e mostram como é a abordagem dos pacientes.

Tratamento multidisciplinar

Contando com uma equipe extremamente completa, buscamos sempre tratar as crianças e adolescentes na sua integralidade.

Atendimento centrado no paciente

O paciente é nossa prioridade. Por isso, contamos com um ambiente que possibilita conforto e eficácia no tratamento de qualquer patologia.

Foco no Crescimento saudável

O pediatra cuida de bebês, crianças e adolescentes até a idade de 18 anos. Uma vez que lidamos com o paciente por muitos anos, focamos em ajudá-lo a se desenvolver de maneira saudável e consistente.

Sobre as especialidades

Cardiologia Pediátrica

A Cardiologia Pediátrica é uma especialidade que cuida do diagnóstico e tratamento de doenças relacionadas ao coração e ao sistema circulatório de crianças e adolescentes. Existem patologias em que o bebê já nasce com a doença e outras que surgem ao longo da infância.

Quando um sintoma cardiovascular aparece, a consulta com um profissional especializado em Cardiologia Pediátrica permite definir ou excluir o diagnóstico de cardiopatia através do exame físico específico e de exames complementares.

Existem patologias de vários tipos: as que devem ser acompanhadas clinicamente, as que melhoram com medicamentos, as que necessitam de cirurgia (de urgência ou eletiva) e ainda as resolvidas por cateterismo. Um paciente com diagnóstico de cardiopatia precisará de acompanhamento constante com cardiologista pediátrico ao longo de sua vida.

O Cardiologista Infantil trata doenças como: cardiopatias congênitas (sopro, crises de cianose, cansaço, baixo ganho ponderal e atraso no desenvolvimento), arritmias cardíacas (dor no peito, batedeira, desmaios), lesões vasculares (hemangiomas). Esse profissional faz também o controle cardíaco nas doenças sistêmicas (obesidade, diabetes, hipertensão arterial, doença renal, doenças na tireóide), realiza acompanhamento de crianças em participação de atividades físicas regulares, de competição e atletas. Atua na liberação e acompanhamento de medicamentos de uso controlado, passíveis de causar arritmia. Acompanha o pós-operatório de cardiopatias tratadas por cirurgia e cateterismo e, além disso, atua no rastreio de cardiopatias familiares e na prevenção de cardiopatias do adulto (doença coronariana) em crianças e adolescentes.

O fonoaudiólogo é o profissional responsável pela promoção da saúde, prevenção, avaliação e diagnóstico, orientação, habilitação e reabilitação da linguagem oral e escrita, da audição, da voz e dos sistemas miofuncional orofacial e de deglutição.

Entre problemas atendidos pelo fonoaudiólogo estão: os atrasos de linguagem, os distúrbios articulatórios, as disfonias, os distúrbios de aprendizagem de leitura e escrita, as alterações nas funções mastigatórias, de sucção, respiração, deglutição e fonação.

Fonoaudiologia Pediátrica

Endocrinologia Pediátrica

O endocrinologista pediátrico acompanha pacientes com alterações das glândulas, suas doenças e o efeito dos hormônios. Você deve agendar uma consulta para seu filho, na presença de alta ou baixa estatura, puberdade precoce ou atrasada, doença da glândula tireoide, da hipófise, da adrenal, em casos de genitália ambígua, diabetes, hipoglicemia, obesidade ou deficiência de vitamina D.

O Psiquiatra da Infância e Adolescência avalia, de maneira abrangente, alterações do desenvolvimento, comportamento, habilidades, aprendizagem e outros transtornos mentais.

As crianças e os adolescentes passam por mudanças biológicas e psíquicas que podem gerar prejuízos com repercussão irreversível ao longo da vida. O papel da avaliação e projeto terapêutico do Psiquiatra da Infância e Adolescência é abordar estes indivíduos, ainda em desenvolvimento, com estratégias de tratamento medicamentoso e comportamental, em acordo com as evidências científicas mais recentes. Inclui ainda o direcionamento para atendimento por equipe interdisciplinar composta de profissionais das áreas de: psicologia, terapia ocupacional, pedagogia, fonoaudiologia, fisioterapia e outros, mantendo um contato próximo com os profissionais das escolas e atendimento de familiares.

É indicada a procura pelo Psiquiatra da Infância e Adolescência de avaliação de casos como: atrasos e alterações no desenvolvimento da fala, linguagem, comunicação e socialização; alterações do Comportamento (criança / adolescente desafiador e opositor); Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade; deficiência intelectual; Transtornos do Espectro Autista (Autismo); problemas de aprendizagem e baixo rendimento escolar; dependência química (uso de drogas lícitas e ilícitas); problemas do sono; transtornos alimentares como anorexia e  bulimia, compulsão alimentar e obesidade; Enurese Noturna ( “Xixi” na cama em idades inadequadas); ansiedade; Transtornos de Humor (Depressão / Transtorno Bipolar); Transtornos Psicóticos (Esquizofrenia e outros); transtornos específicos: Leitura, Escrita e Cálculos; tentativas e planos de suicídio ou auto-lesões; bullying; Alterações comportamentais em Síndromes Genéticas; avaliação familiar.

Psiquiatria da Infância e Adolescência

Nutrição Materno-Infantil

A Nutrição Materno-Infantil compreende o período do planejamento da gravidez até a adolescência do filho. Uma gestante bem nutrida é o primeiro passo para promover a saúde do bebê até a sua idade adulta, seja ela saudável, hipertensa, obesa, diabética ou portadora de outras patologias associadas. É possível reduzir consideravelmente riscos no parto e de desenvolvimento de doenças não transmissíveis no bebê a partir da nutrição balanceada neste período.

A partir do nascimento, a Nutrição Materno Infantil atua desde o acompanhamento e orientação da amamentação, observando a necessidade ou não de entrar com fórmula infantil, dificuldades na amamentação, orientação da pega do bebê e alcance da perfeita harmonia entre mãe e filho nesse início desafiador.

Na introdução alimentar, a Nutrição Materno Infantil atua: no desenvolvimento de esquemas alimentares diários, na orientação de combinação de nutrientes, na indicação de utensílios para adpação  do bebê, no acompanhamento e preparo dos alimentos considerando aspectos como, consistência, horários, temperos, entre vários outros itens. Este atendimento é importante tanto para mães que apenas desejam ser orientadas quanto para casos especícos como referentes à recusa alimentar, acompanhamento de patologias associadas, a alergia a leite de vaca e outros alimentos, dietas especiais para autismo etc.

A psicoterapia Infantil é um ramo da Psicologia que tem como objetivo promover o bom desenvolvimento psíquico da criança. O EMDR e Brainspotting   são técnicas de terapia baseadas no cérebro que ajudam crianças e adolescentes no processamento de experiências negativas que tenham vivenciado e não conseguem elaborar. Tais experiências podem gerar sintomas comportamentais, emocionais e de saúde mental que são originados do armazenamento mal adaptado de eventos anteriores da vida. No futuro, quando essas experiências passadas são ativadas, o paciente experiencia perturbações e disfunções em sua vida atual. Considera que as memórias são uma combinação de dados sensoriais, pensamentos, emoções, sensações físicas, e um sistema de crença, que podem ser reprocessados e elaborados de forma adaptativa e saudável, de forma que experiências ruins sejam elaboradas limpando as memórias dolorosas e elaborando o que for possível como aprendizagem para situações futuras.

Psicoterapia infantil EMDR e Brainspotting

Terapia ocupacional Infantil

A Terapia Ocupacional enfoca em habilitar e reabilitar a criança, promovendo seu desenvolvimento sensório motor, cognitivo e psicossocial para construir habilidades importantes para sua independência nas atividades de vida diária. Isso acontece através da intervenção na estimulação precoce, adaptação do ambiente e integração social da criança. Nesse sentido, o terapeuta avalia as funções sensoriais, perceptivas, físicas e sociais da criança, assim como os fatores ambientais que influenciam o seu desempenho nas atividades. Identifica as áreas de disfunção, orientando e envolvendo o paciente em um programa estruturado e individualizado de atividades, encontrando soluções para que possa ser mais autônomo e independente.

Responsável pela promoção de saúde, prevenção, avalição e diagnóstico. O profissional desta área traça um programa de tratamento, baseado não somente nas habilidades e dificuldades da criança (sejam elas motoras ou respiratórias) como também orienta as famílias de acordo com suas demandas. Utiliza estratégias, meios e técnicas de avaliação e tratamento não-invasivas, que têm como objetivo o desenvolvimento motor, o equilíbrio, a optimização do transporte de oxigénio, contribuindo, assim, para prevenir, reverter ou minimizar disfunções cardio-pulmonares. Proporciona vivências motoras adequadas e incentiva a funcionalidade dentro das possibilidades da criança.

Deve-se procurar auxílio do fisioterapeuta nas possíveis alterações do crescimento e desenvolvimento da criança tanto no aspecto motor quanto  respiratório.

O grupo de afecções e sequelas mais comumente tratadas pelo profissional fisioterapeuta pediátrico é a Paralisia Cerebral (PC), Síndrome de Down, Espinha Bífida, Síndrome de West, atrasos do desenvolvimento neuropsicomotor, transtorno do espectro autista, síndromes diversas, doenças respiratórias e distúrbios ortopédicos diversos.

Fisioterapia motora e respiratória

conheça os profissionais

Dra. Ana Carolina Cardoso Diniz

Neurologia Infantil | CRM 58068

Dra. Fernanda Filgueiras Maciel

Otorrinolaringologia | CRM 50643

Dra. Heloisa Cristina Gois Santos Neves

Pediatra | Cardiologia pediátrica | Ecocardiografista pediátrica | CRM 54168

Dra. Cristina G. Romanelli Cury

Fonoaudilogia | CRFa 0990

Dr. Edson Aquino Brandão

Psiquiatria da Infância e Adolescência CRM-MG 53404 | RQE-Psiquiatria 35642

Dra. Marcella Romanelli Santos Cury

Nutrição | CRN 8890

Marque já sua consulta!

A Clínica Bem-Me-Quer é focada no atendimento multidisciplinar, integral e de qualidade. Todos os profissionais são especializados no atendimento de crianças e adolescentes, são várias especialidades atuando de forma complementar com o objetivo de promover um crescimento saudável para os pequenos. Localizada num bairro residencial, tranquilo, o ambiente foi criado com o objetivo de fazer o paciente se sentir em casa.

fale com a gente

Dra. Janaina Forteslino Belo – Pediatria – CRM 53178