Preciso levar meu filho ao nefrologista pediátrico?

O acompanhamento da saúde na infância é muito importante. Qualquer alteração que indique algum problema deve ser informada em consulta com um médico pediatra, para verificar o estado de saúde da criança.

O mesmo vale para qualquer indício de problema renal nas crianças, que devem ser levadas de imediato ao nefrologista pediátrico, para evitar consequências indesejadas.

As doenças nefrológicas mais comuns na infância

Os problemas nefrológicos mais comuns nas crianças são de origem congênita, ou seja, causados por fatores hereditários ou por problemas durante a gestação. É essencial observar se a criança apresenta algum problema em seu sistema renal, devendo consultar um nefrologista pediátrico, nesse caso.

Um problema bastante comum entre as crianças é a insuficiência renal, que gera dificuldade na filtragem do sangue e pode causar consequências mais sérias. Entre os principais sintomas desse problema estão a infecção urinária constante, inchaço, febre, entre outros.

A infecção urinária é, também, outro problema bastante comum entre as crianças, gerando ardência ao urinar, alteração no aspecto na urina e dificuldade para expeli-la, que pode sair em pequena quantidade e com dor.

Esses sintomas podem indicar doenças nefrológicas, que exigem acompanhamento de um nefrologista pediátrico, pois podem evoluir para quadros graves de saúde. O acompanhamento é essencial para evitar a evolução dessas doenças.

Tratamento

Como as doenças nefrológicas têm origens bastante distintas, de acordo com os sintomas e causas, é comum que os tratamentos também sejam variados, demandando acompanhamento de um nefrologista pediátrico para determinar a melhor forma.

Uma vez que as principais causas dos problemas nefrológicos na infância são as congênitas, é comum que o procedimento cirúrgico seja necessário em muitas situações. As melhores maneiras de realizar a cirurgia devem ser identificadas, avaliando-se também as condições de saúde da criança.

Neste contexto, a consulta com um nefrologista pediátrico desde os primeiros meses de vida da criança é essencial, pois ele passará a conhecer melhor a criança, sua fisiologia, possíveis problemas e haverá confiança da família nesse profissional.

O acompanhamento regular do nefrologista pediátrico propicia não apenas a possibilidade de tratamentos efetivos, mas também maior segurança aos pacientes.

Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais sobre a nossa clínica pediátrica em Belo Horizonte.

Posted by Baloar Pediatria