amamentação

Tire suas dúvidas sobre a amamentação

A chegada de um bebê é repleta de descobertas e desafios, não é mesmo? Dentre as inúmeras preocupações que as mamães possuem nos primeiros meses de vida dos pequenos, uma, em especial, gera muitos questionamentos e dúvidas: a amamentação. Por isso, para ajudar você nesse processo, listamos abaixo os 10 principais mitos e verdades sobre o aleitamento materno. Confira!

1- O colostro não possui nutrientes suficientes para o bebê?

MITO. O colostro é o primeiro líquido produzido pela mama. Ele possui um aspecto mais transparente, podendo ser esbranquiçado ou amarelado. É muito rico em anticorpos e deve ser dado para o bebê, pois funciona como uma “primeira vacina”, fornecendo a proteção necessária para o recém-nascido.

2- Seios muito pequenos não produzem leite na quantidade suficiente para o bebê?

MITO! O tamanho da mama não interfere na produção do leite. Tanto as mamas grandes quanto as pequenas possuem capacidade de produzir o mesmo volume de leite em um dia.

3- Prótese de silicone nos seios atrapalha o aleitamento?

MITO. As próteses são colocadas abaixo das glândulas mamárias ou atrás do músculo peitoral. Sendo assim, não influenciam a produção de leite. No entanto, quando a quantidade de silicone é muito grande e desproporcional aos seios, pode haver problemas na anatomia corporal e a pressão dos dutos, que irrigam as mamas, podem ser alteradas.

4- A ingestão de estimulantes pode contaminar o leite?

VERDADE. As mães devem ingerir alimentos como café, chá preto, chimarrão, chocolate, refrigerante etc. com moderação. O excesso desses produtos pode passar pelo leite e deixar o bebê agitado.

5 – A criança deve mamar a cada duas ou três horas?

MITO! Não há uma regra. A quantidade varia conforme a fome do bebê. A única recomendação é que a mãe esteja sempre disponível para oferecer o leite.

6 – Apenas o leite materno é suficiente nos primeiros seis meses de vida do bebê?

VERDADE! O leite materno contém todos os nutrientes necessários que o bebê precisa. Ele por si só consegue saciar a fome e nutrir a criança. Nos seis meses de vida a amamentação deve ser exclusiva.

7- O tipo de parto interfere no aleitamento materno?

MITO! Tanto mulheres que fizeram cesariana, quanto as que tiveram parto normal podem amamentar. Cabe ressaltar que a anestesia não influencia no processo de produção de leite.

8- O leite congelado, mesmo que retirado das mamas, perde os nutrientes?

MITO! O leite pode ser congelado por até quinze dias sem perder suas características e qualidade nutricional, desde que armazenado adequadamente.

9- Se a mãe tiver dificuldades de amamentar, o ideal é que o bebê mame no seio de outra mulher?

MITO! A amamentação cruzada pode acarretar perigo ao bebê, uma vez que ele pode ser contaminado por alguma doença infecciosa. O ideal é buscar apoio com um profissional de saúde.

10 – O estresse e a ansiedade afetam a produção do leite materno?

VERDADE! Muitos casos de irritação pós-parto e outros estados emocionais interferem e até bloqueiam hormônios da amamentação.

Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho como pediatras em Belo Horizonte!

Posted by Baloar Pediatria