A clínica Baloar possui alguns pilares que sustentam a visão e mostram como é a abordagem dos pacientes.
Contando com uma equipe extremamente completa, buscamos sempre tratar as crianças e adolescentes na sua integralidade.
O paciente é nossa prioridade. Por isso, contamos com um ambiente que possibilita conforto e eficácia no tratamento de qualquer patologia.
O pediatra cuida de bebês, crianças e adolescentes até a idade de 18 anos. Uma vez que lidamos com o paciente por muitos anos, focamos em ajudá-lo a se desenvolver de maneira saudável e consistente.
A Puericultura consiste em promover e proteger a saúde das crianças através do acompanhamento em consultas periódicas. É uma especialidade médica contida na Pediatria que leva em conta a criança, sua família e o entorno, compreendendo o paciente como um ser em desenvolvimento e dando atenção a suas particularidades. Quanto mais nova a criança, mais frágil e vulnerável ela é, justificando o benefício das consultas mais frequentes.
Nesse acompanhamento, o pediatra observa a criança, conversa com os pais sobre as atividades do filho, reações a estímulos e realiza o exame clínico. O pediatra irá se inteirar do cotidiano da criança, pedindo informações sobre como a ela se alimenta, se as vacinas estão em dia, como ela brinca, condições de higiene, entre outros. É feito ainda o acompanhamento do crescimento, através da aferição periódica do peso, da altura e do perímetro cefálico. A análise destes fatores em gráficos constrói indicadores das condições de saúde da criança. A avaliação do crescimento e desenvolvimento deve ser feita a cada consulta em bebês, pré-escolares, escolares, e jovens.
O pediatra é a pessoa mais indicada para orientar os pais em relação à saúde de seus filhos. Por isso, é importante que ele conheça o paciente, seus hábitos e seu cotidiano e que seja estabelecida uma relação de cooperação e confiança. Dessa forma, o pediatra pode ser consultado em caso de dúvidas, acompanhar preventivamente o crescimento e o desenvolvimento de seu filho.
A assistência à saúde da criança deve iniciar antes de seu nascimento. A consulta pediátrica no pré-natal estabelece e fortalece um vínculo com o pediatra antes do nascimento da criança, orientando os pais em relação aos primeiros passos no preparo para a chegada do bebê. O momento ideal de agendar a primeira consulta com o pediatra é em torno de 30 semanas de gestação — um momento para discussão dos anseios, preocupações e necessidades em relação à criança. O pediatra verifica dados sobre a saúde dos pais, seus hábitos de vida e identifica potenciais situações de risco. Ele também orienta para os cuidados com a mãe e o recém-nascido, de forma a reduzir o estresse familiar da expectativa de chegada do bebê. É ainda um momento importante para esclarecimento de dúvidas, discussão sobre aleitamento materno, suas vantagens e técnicas.
A consulta pediátrica pré-natal abre um canal de comunicação e estabelece um vínculo afetivo, entre os pais e o pediatra do bebê, criando espaço para esclarecimento de dúvidas antes e depois do nascimento da criança.
São muitas as doenças que atingem as crianças. Uma vez que elas estão iniciando todas as atividades em suas vidas, estão mais sensíveis às patologias. Problemas como dor de ouvido, dor de barriga, diarreia, cólica, nariz entupido, sinusite e déficit de atenção são muito comuns. Por isso, quanto mais especializado o profissional, mais assertivas serão as soluções propostas. Um pediatra consegue diagnosticar e tratar ou encaminhar para outro profissional (em situações mais graves), em caso de qualquer doença que acometa crianças e adolescentes.
O pediatra é a pessoa mais indicada para orientar os pais em relação à saúde de seus filhos. Por isso, é importante que ele conheça o paciente, seus hábitos e seu cotidiano e que seja estabelecida uma relação de cooperação e confiança. Dessa forma, o pediatra pode ser consultado em caso de dúvidas e acompanhar preventivamente o crescimento e o desenvolvimento de seu filho.
Graduada em medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 2009. Possui residência em pediatria pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) em 2012 e especialização em Emergência pediátrica pelo Instituto da Criança da Universidade de São Paulo (USP). Atua no corpo clínico da pediatria do Hospital Felício Rocho.