A clínica Baloar possui alguns pilares que sustentam a visão e mostram como é a abordagem dos pacientes.
Contando com uma equipe extremamente completa, buscamos sempre tratar as crianças e adolescentes na sua integralidade.
O paciente é nossa prioridade. Por isso, contamos com um ambiente que possibilita conforto e eficácia no tratamento de qualquer patologia.
O pediatra cuida de bebês, crianças e adolescentes até a idade de 18 anos. Uma vez que lidamos com o paciente por muitos anos, focamos em ajudá-lo a se desenvolver de maneira saudável e consistente.
Especialidade que atende crianças com doenças e disfunções relacionadas ao aparelho digestivo (boca, esôfago, estômago, intestino, ânus, além de órgãos anexos como fígado e pâncreas).
Atua na prevenção, diagnóstico e tratamento clínico de doenças como alergias alimentares, refluxo gastroesofágico, constipação intestinal, gastrites, esofagites, doença inflamatória intestinal, diarreias, intolerâncias alimentares, como Intolerância à lactose, entre outras. Também atua na indicação de Gastrostomia e realiza acompanhamento de crianças gastrostomizadas, orientando cuidados com a sonda e com a dieta enteral.
O refluxo gastroesofágico (RGE) é definido como o retorno de conteúdo gástrico para o esôfago, com ou sem regurgitação e/ ou vômito.
Embora seja uma condição que preocupe muito os pais e que representa uma queixa muito frequente no consultório de gastroenterologia, o RGE, em geral, é um processo fisiológico normal que pode ocorrer principalmente em recém-nascidos e lactentes. Deve-se ficar atento quando está associado com sintomas como, irritabilidade, baixo ganho de peso, recusa alimentar e nestes casos, pode representar uma doença (DRGE).
Portanto, a maioria dos lactentes regurgitam nos primeiros meses de vida, sem que isso signifique doença. O especialista é importante para evitar que ocorra exageros no diagnóstico e no tratamento da doença.
A dor abdominal recorrente é um problema comum no consultório de gastroenterologia infantil e atinge, principalmente, crianças entre 4 e 12 anos , e causa muitas vezes um sofrimento prolongado nas crianças e familiares quando a causa não é imediatamente esclarecida. É necessário diferenciar a dor abdominal de causa orgânica da dor abdominal funcional. Esta última, apesar de não ser encontrada uma alteração orgânica, é importante esclarecer aos familiares que a dor existe e o tratamento cognitivo e comportamental pode ter efeito promissor nestes pacientes. Já o tratamento da dor abdominal orgânica deve ser diferenciado para cada etiologia do processo doloroso.
Entre as causas da dor abdominal recorrente podemos citar a constipação intestinal, a intolerância à lactose, parasitoses, doença celíaca, esofagite eosinofílica, doença inflamatória intestinal e úlcera gástrica ou duodenal.
O especialista é importante para evitar o tempo prolongado para o diagnóstico, além de diminuir o excesso de exames através da indicação específica baseada na avaliação clínica.
É muito comum que bebês, crianças e adolescentes possuam doenças relacionadas ao aparelho digestivo, especialmente no estômago e no intestino. Por isso, na hora de marcar uma consulta é sempre melhor optar por um profissional especializado no assunto, uma vez que assim você conta com muito mais segurança no tratamento de qualquer problema.
Graduada em medicina pela Faculdade da Saúde e Ecologia Humana – Faseh em 2011. Possui residência em Pediatria pelo Hospital da Polícia Militar de Minas Gerais – HPM-MG e residência em Gastroenterologia Pediátrica pelo Hospital Infantil João Paulo II/ FHEMIG. Atua no corpo clínico de Pediatra e Gastroenterologista Pediátrica do Hospital Felicio Rocho.