menigomielocele

Meningomielocele: sintomas, causas e tratamentos

A meningomielocele, doença que é mais conhecida como uma das formas de espinha bífida, é ainda pouco conhecida pela maioria das pessoas. Mas ao mesmo tempo, também é uma condição bastante grave e que demanda cuidados especiais e constantes.

Pensando nisso, preparamos este artigo, que, de forma direta e bastante simples, vai tirar todas as suas dúvidas a respeito do assunto. Saiba mais a seguir:

Meningomielocele: Descubra tudo que precisa saber sobre esta doença

Trata-se de uma deformação congênita na coluna vertebral, causando uma exposição das meninges, raízes nervosas e medula. A criança adquire o problema ainda antes de nascer, durante sua formação no ventre da mãe e pode sofrer as consequências por toda a vida.

Ela ocorre ainda no primeiro mês de gestação, quando, durante a formação do feto, os dois lados que formam a espinha dorsal se fecham sobre a medula, protegendo-a, assim como as meninges e os nervos, evitando que sofram qualquer dano.

Com a meningomielocele, a espinha dorsal não se fecha completamente. Por isso o nome espinha bífida. Há três tipos diferentes da doença, com níveis de gravidade:

• meningomielocele
  • meningocele, que atinge somente as meninges
  • a oculta e assintomática, menos grave e pode demorar mais para ser diagnosticada.

De acordo com pesquisas, trata-se de um problema que pode ser facilmente prevenido com a suplementação de ácido fólico na alimentação da gestante, de preferência ainda antes de engravidar. Recomenda-se o consumo de 400 mg da substância por dia.

Mas, além disso, o histórico familiar de malformações na coluna vertebral também pode ser uma das causas, o que pode levar o médico a receitar uma quantia maior de vitaminas para a mulher durante a gestação, com foco ainda maior no primeiro trimestre. Pessoas brancas, de origem hispânica são mais afetadas, assim como bebês do sexo feminino.

Outros pesquisadores acreditam também que medicamentos utilizados pela mãe podem causar este problema. Por esta e outras doenças de má formação também graves, todo cuidado é pouco com relação à saúde de mulheres que estejam planejando engravidar ou que simplesmente se encontram em idade fértil, isto é, que podem engravidar mesmo sem nenhum aviso prévio.

De forma geral, a doença é diagnosticada ainda no ventre materno através de exames de imagem (ultrassom), mas pode não apresentar sintomas nas crianças e ser descoberta somente mais tarde.

Entre os sintomas mais comuns, podem-se citar grande fraqueza nas pernas, paralisia, perda de controle intestinal e da bexiga, problemas ortopédicos diversos como a escoliose ou deformidade nos pés, hidrocefalia e convulsões.

O tratamento para  meningomielocele é feito através de cirurgia. Quanto antes realizada, melhores resultados apresentará. O procedimento envolve proteger as áreas expostas, de acordo com o tipo da doença.

Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho como pediatras em Belo Horizonte!

Posted by Baloar Pediatria